Coronel Henrique participa do evento "Minas Grita pelo Leite"

18Março2024

Coronel Henrique participa do evento "Minas Grita pelo Leite"

A- A A+

O Deputado Estadual, Médico Veterinário e Presidente das Frentes Parlamentares do Agronegócio (FPA-MG) e em Defesa dos Produtores de Leite (FPALEITE-MG), Coronel Henrique, participou nesta segunda-feira (18), do evento "Minas Grita pelo Leite", que reuniu milhares de trabalhadores e representantes do setor, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

A demora do governo federal em adotar medidas para evitar o aumento da importação de leite, em especial do leite em pó vindo do Uruguai e da Argentina, que hoje representam quase 9% de toda produção nacional, além da valorização da cadeia nacional, estiveram em pauta como as principais reivindicações. 

Durante o evento, o Governador Romeu Zema, anunciou que o Governo do Estado vai retirar as empresas importadoras de leite em pó do Regime Especial de Tributação. Essas empresas, especificamente, passam a pagar o ICMS, de 18%, no momento da comercialização dos produtos importados.

No ano passado, as importações mineiras de leite em pó somaram de US$ 62,6 milhões. E, neste ano, as compras continuam crescentes. No primeiro bimestre deste ano, as importações já alcançaram US$ 12,7 milhões, representando 20,3% do valor de 2023.

Em Minas, especificamente, vários produtores se veem obrigados a deixar a atividade leiteira em função da competição desleal de mercado originada pela importação do produto, que contribui de forma contundente para a queda de preço do leite pago ao produtor. Com a medida apresentada nesta segunda-feira, o governo estadual busca apoiar os produtores locais, reduzindo prejuízos e impactos do recente aumento na compra do produto de fornecedores externos.

Coronel Henrique apoiou a decisão do Governador e reforçou os eu compromisso com o setor. "Vamos seguir lutando em busca de ações efetivas para evitar o aumento da importação de leite, especialmente de países do Mercosul, e também a valorização da cadeia nacional", reforçou o Deputado.