MINAS FORTE

A- A A+

MINAS FORTE - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO ATRAVÉS DO AGRONEGÓCIO

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG, o Deputado Estadual Coronel Henrique busca incessantemente o desenvolvimento econômico de Minas Gerais, que passa diretamente por ações que fortaleçam os diversos setores do Agronegócio, um dos principais carros-chefe da economia do Estado, responsável por quase 40% de toda a riqueza produzida, gerando mais de dois milhões de empregos diretos.

Com a finalidade de promover a retomada da economia nos municípios mineiros, tão prejudicados pela pandemia do Covid-19, Coronel Henrique criou o "Minas Forte", formalizado no Projeto de Lei nº 2103/20. O Minas Forte consiste em um programa de incentivo aos consórcios intermunicipais agropecuários, visando a retomada econômica do estado através do fortalecimento do setor agropecuário. 

"O Programa Minas Forte tem como objetivo, por meio da convergência de esforços, gerar o máximo de aproveitamento dos recursos humanos, técnicos e financeiros já existentes nos Municípios Mineiros, em prol da cooperação, do desenvolvimento sustentável, da ampliação de mercados e da geração de emprego e renda para o setor agropecuário de Minas Gerais", detalha o deputado estadual Coronel Henrique.

O Minas Forte prevê a celebração de convênios entre os municípios consorciados e o Estado de Minas Gerais, fortalecendo os sistemas de inspeção e garantindo a saúde dos mineiros com produtos de qualidade para o consumo. De forma inovadora, na história do Estado, o “Minas Forte” estimula a geração de políticas públicas municipais, possibilitando a união de forças entre orgãos como MAPA, SEAPA, IMA, Emater-MG, visando subsidiar, através de consultorias, o desenvolvimento do agro mineiro.

"Nosso intuito é promover a efetivação de consultorias que agregam conhecimentos aos municípios consorciados, na busca por suprimir suas dificuldades e de possibilitar a fluidez no funcionamento de cada um desses consórcios", explica Coronel Henrique.

Confira ações do Coronel Henrique no sentido da promoção de uma Minas Forte através do desenvolvimento do agronegócio:

Defesa do investimento no Agronegócio em meio à pandemia

- Trabalho consolidado na contratação dos aprovados em concurso da EMATER

- Promoção de reunião com representantes do agro mineiro para debater o "Minas Forte"

- Presidida audiência pública sobre o combate à Covid-19 nas agroindústrias mineiras

Envio de requerimento solicitando valorização do trabalho dos técnicos agrícolas em Minas

- Aprovação do PL 517/2019, de sua autoria, que trata da adequação de Minas Gerais às normas do MAPA, sobre a vacinação contra a Febre Aftosa.

- Defesa pela inclusão de Leite na "bolsa merenda" destinada a famílias de baixa renda de alunos da rede pública de ensino do Estado

- Valorização da atuação dos Fiscais Agropecuários em Minas

Trabalho em prol da contratação de médicos-veterinários no MAPA para reforço à Ficalização de Produtos de Origem Animal

Envio de requerimento para facilitar o fluxo de alimentos e produtos aos municípios mineiros no período de pandemia

- Participação em evento da Embrapa defendendo investimentos na cadeia leiteira mineira

- Valorização da pesquisa e do empreendedorismo no campo

- Defesa da segurança no campo

- Aprovação de projeto de lei de sua autoria que valoriza a EMATER-MG

- Trabalho consolidado na promoção de 60 vagas para médicos-veterinários atuarem no IMA

- Audiência pública presidida durante evento Megaleite, em Belo Horizonte, fortalecendo a cadeia leiteira