Associações de Oficiais da Reserva são homenageadas por Coronel Henrique em Audiência Pública na ALMG

05Novembro2021

Associações de Oficiais da Reserva são homenageadas por Coronel Henrique em Audiência Pública na ALMG

A- A A+

O Deputado Estadual Coronel Henrique realizou na última quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, uma Audiência Pública em homenagem às Associações dos Oficiais da Reserva presentes no Estado, em comemoração ao Dia do Oficial da Reserva (R/2).

Participaram da audiência o 1º Tenente Sérgio Marcos Bitencourt da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro do Estado de Minas Gerais (AORE-MG); o 2º Tenente Luiz Prudêncio Santos da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército de Itajubá (AORE-Itajubá); o 2º Tenente Cláudio William Alves da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército de Uberlândia (AORE-Uberlândia); além do Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Carlos Henrique Braga, que também serviu ao Exército Brasileiro como Tenente R2 temporário.

Os representantes das associações mineiras de Oficiais da Reserva receberam diplomas com votos de congratulações em reconhecimento aos serviços prestados pelo Estado. A entrega dos diplomas ocorreu na data que o Exército brasileiro comemora o Dia do Oficial da Reserva, data instituída com referência ao nascimento do tenente-coronel Luiz de Araújo Correia Lima, idealizador dos Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva no País.

“É um justo reconhecimento a todos os que um dia tiveram a honra de servir ao País como Oficiais temporários e levam consigo os ensinamentos do Exército Brasileiro sendo hoje Oficiais da Reserva (R/2). Como representante das Forças Armadas na casa do povo mineiro, é um compromisso constante dar voz àqueles que tanto contribuem com o fortalecimento de princípios como disciplina, civismo e amor à pátria em nosso Estado”, ressaltou Coronel Henrique, que lembrou a importância dos Oficiais R2 para a sociedade mineira.  

O Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Carlos Henrique Braga destacou a importância do serviço militar temporário na formação cidadã e também a relevância da homenagem em alusão ao Dia do Oficial da Reserva. "Iniciativas como essa oxigenam o nosso ideal de cidadania e alimentam as nossas esperanças de que teremos um Estado melhor, com sua população cada vez mais qualificada".

Temporário é o período em que estamos com a farda", lembrou o presidente da AORE-MG, 1º Ten. Bittencourt. O representante da AORE-Itajubá, falou sobre a integração entre a Associação e a comunidade itajubense, por meio do 4° Batalhão de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro. "Itajubá é uma cidade que está sempre em constante contato com o Batalhão e agora que consolidamos a associação, nos aproximamos da sociedade e podemos contribuir em diferentes ocasiões onde a sociedade civil se fortalece unida", detalhou o 2º Ten. Prudêncio.

A importância de servir ao Exército como oficial temporário para o desenvolvimento profissional e cidadão também foi citada pelos participantes. “O que o Exército deixou a todos nós R2, foram princípios como hierarquia, ordem e respeito, valores tão importantes para nós brasileiros", lembrou o representante da AORE-Uberlândia, 2º Ten William.