Coronel Henrique participa de cerimônia em comemoração ao Dia da Bandeira na 4ª Região Militar

22Novembro2021

Coronel Henrique participa de cerimônia em comemoração ao Dia da Bandeira na 4ª Região Militar

A- A A+

Representando o poder legislativo mineiro, o Deputado Estadual Coronel Henrique participou da cerimônia em comemoração ao Dia da Bandeira na 4ª Região Militar do Exército Brasileiro em Belo Horizonte.

Durante a solenidade foram realizados o hasteamento da bandeira, o canto do Hino à Bandeira, a incineração de bandeiras nacionais inservíveis e o desfile da tropa. “Como Coronel do Exército e Deputado Estadual, é meu compromisso seguir trabalhando pelo resgate dos valores da família e da pátria!”, ressaltou o parlamentar.

Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira, comemorado anualmente no dia 19 de novembro, é uma homenagem à bandeira brasileira, que foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Assim, o Dia da Bandeira passou a ser comemorado somente após a Proclamação da República. Como a nova bandeira brasileira foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, essa data foi escolhida como o Dia da Bandeira.

O losango amarelo foi redimensionado. O símbolo de Armas do Império foi substituído por uma esfera republicana da cor azul. Na esfera, foi acrescentado um lema de orientação positivista, “Ordem e Progresso”, em letras verdes dentro de uma faixa branca. Na esfera azul, foram adicionadas estrelas, que representam os estados brasileiros.

4 Região Militar

A 4ª Região Militar (4ª RM) é uma das doze regiões militares do Exército Brasileiro. Seu nome histórico, Região das Minas do Ouro, é uma homenagem às primeiras entradas e bandeiras, lançadas no início do século XVIII, época da descoberta de importantes minas de ouro na região conhecida por Campo de Cataguás, mais tarde Minas do Ouro, garantidora do fluxo aurífero do Brasil Colônia para a metrópole Portugal. Está sediada em Belo Horizonte e possui jurisdição sobre o estado de Minas Gerais, exceto Triângulo Mineiro. Atualmente, é chefiada pelo General Smicelato.