Coronel Henrique preside reunião do ‘Assembleia Fiscaliza’ com participação da Secretária de Agricultura de Minas Gerais

24Novembro2020

Coronel Henrique preside reunião do ‘Assembleia Fiscaliza’ com participação da Secretária de Agricultura de Minas Gerais

A- A A+

Trabalhar pelo fortalecimento do agronegócio é uma das missões do Deputado Estadual Coronel Henrique, presidente da comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Nesta terça-feira (24/11), o parlamentar presidiu mais um encontro da “Assembleia Fiscaliza”, na qual os deputados puderam questionar a Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimeno, Ana Valentini, sobre as ações da pasta no setor, durante o período de pandemia.

Coronel Henrique destacou o papel do agronegócio na economia Estado. Ele sugeriu que haja uma revisão quanto à importação do leite, o que segundo ele, prejudica o produtor rural. “O preço do leite para o produtor já é uma demanda clássica. Vejo que, na pandemia, chegamos ao limite”, justificou.

Ele explicou que a importação compromete a produção  daquele que não abdicou da atividade neste momento. “Ele compra insumos em dólar e vende o leite em real. O aumento da soja é exorbitante. Mais uma vez, o pequeno produtor é penalizado”, comentou. Coronel ainda ressaltou que Minas deve liderar essa demanda, porque é o Estado com maior produção leiteira no Brasil.

A secretária de Estado Ana Maria Valentini enfatizou que a secretaria está atenta às dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite. Ela comentou que o preço da ração está realmente impraticável. “A Abraleite (Associação de Produtores de Leite) já está com uma ação no ministério para fazer frente a essa realidade. Também vamos continuar a sensibilizar o governador em relação ao tema”, disse.

Coronel Henrique também enfatizou que a inspeção sanitária dos alimentos deve ser prioridade do governo, sobretudo, tendo em vista a pandemia. Ele salientou a interface entre a saúde humana, animal e ambiental e abordou o conceito de saúde única.

A secretária de Estado destacou a importância da inspeção. Ela colocou que parte da sociedade tem restrições à medida, mas que é preciso mudar essa mentalidade e observar a necessidade de se ampliar a segurança dos alimentos.

Ações da Seapa durante a pandemia

A secretária de Estado de Agricultura enfatizou, na reunião, ações específicas da secretaria em relação à pandemia como a manutenção dos serviços públicos essenciais a exemplo da inspeção sanitária por parte do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Ela destacou iniciativas como o Programa Certifica Minas, que emitiu 1.993 certificados, a compra de produtos de agricultores familiares de 51 cidades no valor de R$ 3,6 milhões, referentes a 1.788,7 toneladas de alimentos adquiridos.

Outras ações foram a publicação de decreto para regulamentar a produção de queijo artesanal, uma campanha para estimular a compra de flores, e o Programa Irriga Minas, por meio do qual foram adquiridos 704 kits de irrigação por gotejamento, que vão beneficiar agricultores do Norte do Estado e Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.