PROJETO DE LEI PERMITE PRODUÇÃO DE VACINAS CONTRA A COVID-19 EM FÁBRICAS DE IMUNIZANTES VETERINÁRIOS DE MINAS GERAIS

03Maio2021

PROJETO DE LEI PERMITE PRODUÇÃO DE VACINAS CONTRA A COVID-19 EM FÁBRICAS DE IMUNIZANTES VETERINÁRIOS DE MINAS GERAIS

A- A A+

O Deputado Estadual Coronel Henrique solicitou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que aprecie em caráter de urgência, o Projeto de Lei nº 2.628/2021 de sua autoria, que autoriza o uso de fábricas mineiras de vacinas veterinárias, para produção de vacinas contra a Covid-19, em parceria com laboratórios que possuam imunizantes aprovados.

"Para que possamos ampliar a capacidade de imunização, é fundamental que tenhamos soberania nacional na produção de vacinas contra a Covid-19, sem depender do mercado internacional", justificou o parlamentar.

São duas fábricas de imunizantes no Estado, nos municípios de Juatuba e de Montes Claros. Elas possuem um elevado nível de biossegurança e boas práticas de fabricação, além de cumprirem com todas as normas sanitárias estabelecias pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Existem três vacinas em estado avançado de estudos no Brasil e uma delas é da Universidade Federal de Minas Gerais. Com a aprovação do Projeto de Lei do Coronel, futuramente, as fábricas poderiam ser usadas inclusive em parceriac com a própria UFMG.

"Com tecnologia mineira, é a oportunidade de conquistarmos uma autonomia nacional, aumentarmos os índices de imunização e estarmos preparados para os reforços anuais que provavelmente serão necessários. Como ex-aluno de Graduação e Mestrado na UFMG, sigo trabalhando pela saúde e pelo futuro dos mineiros", ressaltou Coronel Henrique, que segue trabalhando pela saúde dos mineiros.