9 DE SETEMBRO, DIA DO MÉDICO-VETERINÁRIO

08Setembro2020

9 DE SETEMBRO, DIA DO MÉDICO-VETERINÁRIO

A- A A+

No dia 9 de setembro, é comemorado o Dia do Médico-veterinário. Uma das datas mais importantes para o Deputado Estadual Coronel Henrique, que serviu, como médico-veterinário, o Exército Brasileiro.

Graduado e Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais, é doutor pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e pós-doutor pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou durante 23 anos na Academia Militar das Agulhas Negras, onde foi diretor do Hospital Veterinário. Também foi professor e diretor da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença, entre 2007 e 2012.

É Presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia de Minas, onde trabalha pela implementação de políticas públicas que valorizem os produtores rurais e os  médicos-veterinários, profissionais fundamentais para o crescimento do agronegócio.   

Para garantia da segurança alimentar, do bem-estar animal e da saúde pública, propôs os Projetos de Lei nº 1371/2019 e nº 1207/2019, que determinam, respectivamente, a obrigatoriedade de Médicos-Veterinários como Responsáveis Técnicos em estabelecimentos varejistas e atacadistas de produtos alimentícios de origem animal, e também nos de exposição, manutenção, higiene, estética, venda ou doação de animais.

Outro Projeto de sua autoria que visa o bem-estar animal é o de nº 1025/2019, que autoriza o Governo a criar um quadro de médicos-veterinários para atuarem no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais. Também apresentou Projetos de Lei, que regulamentam, respectivamente, as práticas de Cinoterapia e de Equoterapia no Estado;

"Tenho plena convicção da importância dos médicos-veterinários para fortalecer nossa agropecuária, garantir a saúde de nossos animais, e principalmente, de nós seres humanos. Afinal, somos médicos por formação, profissionais de suma importância no âmbito da promoção da Saúde Única, que é o elo entre saúde animal, humana e ambiental", ressalta o parlamentar, que também enfatiza a relevância de nossa Agropecuária para a economia do estado, e para o bem-estar social de todos os mineiros que se sustentam através de áreas como a pecuária de corte e de leite.