Valorização da Medicina Veterinária

A- A A+

Valorização da Medicina Veterinária em prol do povo mineiro

"Tenho muito orgulho em ser médico-veterinário de formação". A frase do deputado estadual Coronel Henrique, graduado na UFMG, onde também fiz seu mestrado, traduz o sentimento de um médico que visa a qualidade de vida da população e dos animais. Coronel Henrique realizou doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e Pós-Doutorado na Universidade Federal de Viçosa. Foi professor universitário, diretor de Faculdade de Medicina Veterinária, e de Hospital Veterinário. Toda essa experiência, contribuiu para que, logo em seu primeiro ano de mandato, se tornasse o Presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Em sua atuação parlamentar, busca valorizar a Medicina Veterinária em nosso estado, pois acredita que assim, estamos valorizando a economia e o bem-estar de todos os mineiros.

Para garantia da segurança alimentar, do bem-estar animal e da saúde pública, propôs os Projetos de Lei nº 1371/2019 e nº 1207/2019, que determinam, respectivamente, a obrigatoriedade de Médicos-Veterinários como Responsáveis Técnicos em estabelecimentos varejistas e atacadistas de produtos alimentícios de origem animal, e também nos de exposição, manutenção, higiene, estética, venda ou doação de animais. Outro Projeto de sua autoria que visa o bem-estar animal é o de nº 1025/2019, que autoriza o Governo a criar um quadro de médicos-veterinários para atuarem no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais. Também apresentou os 892/2019 e 817/2019, que regulamentam, respectivamente, as práticas de Cinoterapia e de Equoterapia no Estado; 

 

"Tenho plena convicção da importância dos médicos-veterinários para fortalecer nossa agropecuária, garantir a saúde de nossos animais, e principalmente, de nós seres humanos. Afinal, somos médicos por formação, profissionais de suma importância no âmbito da promoção da Saúde Única, que é o elo entre saúde animal, humana e ambiental", ressalta o parlamentar, que também enfatiza a relevância de nossa Agropecuária para a economia do estado, e para o bem-estar social de todos os mineiros que se sustentam através de áreas como a pecuária de corte e de leite.