Valorização da Agropecuária

A- A A+

VALORIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA

Médico-veterinário e vice-presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a qual presidiu de 2019 a 2020, Coronel Henrique busca, em sua atuação parlamentar, a valorização constante do Agro em suas diferentes cadeias de produção, bem como das indústrias e dos pequenos produtores, a fim de fortalecer a economia e a saúde dos mineiros.

Em seu segundo mandato, o Deputado criou a Frente Parlamentar da Agropecuária e a Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores de Leite, das quais é o Presidente, atuando no sentido de promover esses setores tão importantes para o Estado, através da valorização dos produtores rurais, em parceria com órgãos estratégicos, como FAEMG, IMA, EMATER e SEAPA-MG.

O Deputado teve sancionada a Lei nº 23.534 de sua autoria, que torna a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) presente em quase todos os municípios mineiros, como de relevante interesse econômigo e social no Estado, pela execução de políticas de assistência técnica e de extensão rural a favor da população.

Outra lei aprovada foi a nº 24.033 que torna de relevante interesse cultural o processo de fabricação do Doce de Leite Viçosa, agregando valor a esse patrimônio, produzido pelo Laticínios Viçosa e gerido pela Fundação Arthur Bernardes na Universidade Federal de Viçosa e fomentando o turismo gastronômico e a geração de empregos.

A Lei nº 24.318, que torna Viçosa a Capital Estadual do Doce de Leite; a Lei nº 24,464 que cria o Programa de Incentivo aos Consórcios Inermuinicipais Agropecuários; e a Lei nº 24.659, que cria o Polo de Fruticultura de Visconde do Rio Branco, composto por 14 municípios da Zona da Mata, também atuam diretamente no incentivo ao AGRO.  

O Deputado destinou, por meio de emendas parlamentares, barracas de feira, kits de inseminação artificial e tanques de leite, que beneficiaram famílias e produtores rurais de centenas de municípios mineiros. As entregas foram realizadas através da  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Ação importante, fazendo com que os produtores alcancem maior eficiência e produtividade, com aumento de emprego e renda nos municípios.

Coronel Henrique também participa ativamente de eventos pertinentes ao agronegócio mineiro, além de representar a Assembleia Legislativa por meio de visitas técnicas em municípios que encontram-se com necessidade de apoio aos seus produtores rurais. Um de seus principais trunfos é a valorização da Pecuária de leite, a qual tem olhar diferenciado em seu mandato, buscando políticas públicas que possam dignificar as atividades dos produtores, já que Minas é o maior produtor de leite do país.