Confirmado: Lagoa Santa (MG) receberá uma Escola Cívico-Militar

24Março2021

Confirmado: Lagoa Santa (MG) receberá uma Escola Cívico-Militar

A- A A+

O Ministério da Educação confirmou que a Escola Municipal Sr. Tito, em Lagoa Santa, irá compor o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Escolas Cívico-Militares na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o Deputado Estadual Coronel Henrique, teve participação direta para que este modelo fosse viabilizado à Lagoa Santa.

Em setembro de 2019, Coronel visitou a instituição de ensino, onde foi recebido pela direção e pela Secretária Municipal de Educação. Na oportunidade, Coronel pôde conhecer a estrutura da escola e divulgar os benefícios do modelo cívico-militar para as crianças e jovens, além de explicar como são organizadas as ECIMs.

Coronel do Exército e professor da Academia Militar das Agulhas Negras durante 23 anos, ele explica em que consistirá a atuação dos militares nessa modalidade de ensino. “Os professores continuarão responsáveis pelo trabalho desempenhado nas salas de aula. Já os militares da reserva das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica ou Marinha), vão trabalhar no ambiente externo à sala de aula, auxílio à administração e transmitindo valores como disciplina, respeito e ética aos alunos”, detalhou o parlamentar.

PECIM

O programa é apresentado com um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio de militares da reserva. Seu objetivo é melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares.

O ensino de qualidade e a gestão de excelência do modelo Cívico-Militar, se refletem em dados do MEC. No modelo Cívico-Militar, a taxa de abandono escolar é 77% menor; a reprovação é 37% menor; o nível do IDEB é 20% maior; e a taxa de alunos na idade certa é 50% maior. “O ensino Cívico-Militar resgata os valores, o patriotismo, a disciplinas e sobretudo, resgata o respeito aos professores na sala de aula”, comenta Coronel Henrique.