Coronel Henrique homenageia associações de reservistas das Forças Armadas

17Dezembro2020

Coronel Henrique homenageia associações de reservistas das Forças Armadas

A- A A+

Em reconhecimento àqueles que bravamente serviram às Forças Armadas, o Deputado Estadual Coronel Henrique homenageou, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, as associações de reservistas sediadas no Estado. A homenagem foi realizada durante reunião especial da Comissão de Esportes, Lazer e Juventude, no dia 16 de dezembro de 2020.

O deputado parabenizou a todos os reservistas, em especial as associações, classificando-os como legítimas representantes de homens que representam o amor e a dedicação à Pátria, seja no Exército, na Marinha, ou na Aeronáutica. O evento contou com a participação do Coronel Lenilson, como representante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro.

"Após quase três décadas servindo ao Exército Brasileiro, hoje, como representante das Forças Armadas no parlamento mineiro, é meu dever resgatar nossos valores, o respeito ao nosso povo e à nossa bandeira, pautado nos ensinamentos do patrono do Serviço Militar, Olavo Bilac", destacou Coronel Henrique.

Dia do Reservista

O Dia do Reservista, instituído em 1939 por decreto do então presidente Getúlio Vargas, é celebrado em 16 de dezembro por ter sido o dia de nascimento do jornalista, poeta e inspetor de ensino Olavo Bilac (1865-1918), um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Autor da letra do Hino à Bandeira, Olavo Bilac foi abolicionista e nacionalista, tendo feito campanhas em prol do serviço militar obrigatório, o que lhe valeu, em 1966, também a concessão do título de patrono do Serviço Militar. É apontado pela história como um cidadão que sonhava com um exército nacional integrado pelas mais diferentes classes sociais.

Associações

Na oportunidade, foram homenageadas com votos de congratulações as Associações dos Reservistas do Brasil; dos Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro; dos Militares e Ex-Integrantes das Forças Armadas - Seção Minas Gerais; e ainda as Associações Brasileira dos Integrantes do Batalhão Suez em Minas Gerais e Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira; as Associações de Oficiais da Reserva do Exército de Itajubá, de Oficiais da Reserva do Exército de Uberlândia e dos Militares Inativos e Pensionistas do Sul de Minas.