Coronel Henrique ministra palestra na Faculdade Arnaldo sobre atuação dos médicos-veterinários nas Forças Armadas

03Maio2021

Coronel Henrique ministra palestra na Faculdade Arnaldo sobre atuação dos médicos-veterinários nas Forças Armadas

A- A A+

O Deputado Estadual e médico-veterinário Coronel Henrique, ministrou uma palestra online no canal da Faculdade Arnaldo no Youtube, com o tema "Atuação dos médicos-veterinários no Exército Brasileiro".

Clique no link para assistir: CLIQUE AQUI

Na atividade, Coronel Henrique, que também já foi professor, abordou o cenário profissional e o futuro do médico-veterinário nas Forças Armadas, onde os profissionais desempenham importantes trabalhos, que vão muito além do cuidado com os animais, se estendendo à inspeção de alimentos, Gestão Ambiental e controle de zoonoses, participação em missões de paz, Defesa Química, Biológica e Nuclear, entre outras áreas. 

Graduado pela UFMG, onde possui Mestrado, com Doutorado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coronel Henrique serviu como médico-veterinário do Exército na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) por mais de 20 anos. 

Atuação em prol da Medicina Veterinária na ALMG

Em sua atuação parlamentar, a valorização da Medicina Veterinária em prol da sociedade é pauta constante. Para garantia da segurança alimentar, do bem-estar animal e da saúde pública, propôs os Projetos de Lei nº 1371/2019 e nº 1207/2019, que determinam, respectivamente, a obrigatoriedade de Médicos-Veterinários como Responsáveis Técnicos em estabelecimentos varejistas e atacadistas de produtos alimentícios de origem animal, e também nos de exposição, manutenção, higiene, estética, venda ou doação de animais.

Outro Projeto de sua autoria que visa o bem-estar animal é o de nº 1025/2019, que autoriza o Governo a criar um quadro de médicos-veterinários para atuarem no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais. Também apresentou Projetos de Lei, que regulamentam, respectivamente, as práticas de Cinoterapia e de Equoterapia no Estado. 

Recentemente, Coronel entregou nas mãos do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, um ofício no qual solicito que o Governo oriente os 853 municípios mineiros, que mantenham a prioridade aos médicos-veterinários na vacinação contra a Covid-19. São profissionais que lidam diariamente com animais, e ainda não há evidências científicas de qual o papel deles na transmissão do vírus. 

Além de serem considerados da área de saúde, pelo Conselho Nacional de Saúde, desempenham um trabalho fundamental para a população, em clínicas e hospitais veterinários, na vigilância em zoonoses, epidemiológica e sanitária, no suporte aos demais profissionais de saúde da linha de frente e no desenvolvimento de vacinas.