Coronel Henrique preside reunião do ‘Assembleia Fiscaliza’ e leva demanda dos produtores à Secretaria de Agricultura do Estado

24Novembro2020

Coronel Henrique preside reunião do ‘Assembleia Fiscaliza’ e leva demanda dos produtores à Secretaria de Agricultura do Estado

A- A A+

Trabalhar pelo fortalecimento do agronegócio é uma das missões do Deputado Estadual Coronel Henrique, presidente da comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Nesta terça-feira (24/11), o parlamentar presidiu mais um encontro da “Assembleia Fiscaliza”, na qual os deputados puderam questionar a Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimeno, Ana Valentini, sobre as ações da pasta no setor, durante o período de pandemia.

Coronel Henrique destacou o papel do agronegócio na economia Estado. Ele sugeriu que haja uma revisão quanto à importação do leite, o que segundo ele, prejudica o produtor rural. “O preço do leite para o produtor já é uma demanda clássica. Vejo que, na pandemia, chegamos ao limite”, justificou.

Ele explicou que a importação compromete a produção  daquele que não abdicou da atividade neste momento. “Ele compra insumos em dólar e vende o leite em real. O aumento da soja é exorbitante. Mais uma vez, o pequeno produtor é penalizado”, comentou. Coronel ainda ressaltou que Minas deve liderar essa demanda, porque é o Estado com maior produção leiteira no Brasil.

A secretária de Estado Ana Maria Valentini enfatizou que a secretaria está atenta às dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite. Ela comentou que o preço da ração está realmente impraticável. “A Abraleite (Associação de Produtores de Leite) já está com uma ação no ministério para fazer frente a essa realidade. Também vamos continuar a sensibilizar o governador em relação ao tema”, disse.

Coronel Henrique também enfatizou que a inspeção sanitária dos alimentos deve ser prioridade do governo, sobretudo, tendo em vista a pandemia. Ele salientou a interface entre a saúde humana, animal e ambiental e abordou o conceito de saúde única.

A secretária de Estado destacou a importância da inspeção. Ela colocou que parte da sociedade tem restrições à medida, mas que é preciso mudar essa mentalidade e observar a necessidade de se ampliar a segurança dos alimentos.

Ações da Seapa durante a pandemia

A secretária de Estado de Agricultura enfatizou, na reunião, ações específicas da secretaria em relação à pandemia como a manutenção dos serviços públicos essenciais a exemplo da inspeção sanitária por parte do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Ela destacou iniciativas como o Programa Certifica Minas, que emitiu 1.993 certificados, a compra de produtos de agricultores familiares de 51 cidades no valor de R$ 3,6 milhões, referentes a 1.788,7 toneladas de alimentos adquiridos.

Outras ações foram a publicação de decreto para regulamentar a produção de queijo artesanal, uma campanha para estimular a compra de flores, e o Programa Irriga Minas, por meio do qual foram adquiridos 704 kits de irrigação por gotejamento, que vão beneficiar agricultores do Norte do Estado e Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.