Em reunião do "Assembleia Fiscaliza", Coronel Henrique lembra importância da Saúde Única no combate à COVID-19

23Novembro2020

Em reunião do "Assembleia Fiscaliza", Coronel Henrique lembra importância da Saúde Única no combate à COVID-19

A- A A+

O Deputado Estadual Coronel Henrique, participou da reunião do Assembleia Fiscaliza, com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, realizada na manhã desta segunda-feira (23/11), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O parlamentar indagou o secretário de saúde, Carlos Eduardo Amaral, a respeito de dois temas: a implementação de políticas com base no conceito de Saúde Única, e o andamento das pesquisas realizadas pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), com o intuito de desenvolver um soro contra a Covid-19, através de anticorpos de cavalos.

Coronel Henrique lembrou a importância da Saúde Única (termo que engloba a saúde humana, animal e ambiental), ao comentar o surgimento do novo Coronavírus na China, através de um mercado de carnes não inspecionadas. O tema está presente em dois Projetos de Lei de sua autoria – PL 2168/2020, que institui o Programa de Promoção da Saúde Única do Estado de Minas Gerais; e PL 1894 2020 que inclui a promoção da saúde única no Código de Saúde do Estado.

Em relação ao tema, o secretário informou que têm buscado ações no sentido de promover a saúde única através da interação com diferentes secretarias. “Em relação a saúde única, estive com as secretárias do Meio Ambiente e da Agricultura, pois entendo que precisamos ter uma uniformidade e acompanhamento completo de tudo o que envolva a saúde humana animal e risco ambiental. Estamos buscando avaliar como conseguimos chegar o mais perto dos cidadãos, levando em consideração que minas tem 853 municípios, muitos pequenos com dificuldades no quesito vigilância”, detalhou Carlos Amaral.

Outra pergunta do Deputado foi a respeito de detalhes quanto às pesquisas desenvolvidas pela FUNED com base em soros com anticorpos de cavalos, para amenizar os sintomas da Covid-19 em pacientes graves. “O objetivo é tentar ter um soro animal contra a COVID 19 para ser usado em pacientes mais graves que precisem aumentar a resposta à COVID. É uma pesquisa promissora que pode sim trazer uma atuação específica no combate a doença e ainda mais conhecimento nesse sentido, para que nós enquanto Estado, participemos do desenvolvimento a ciência”, respondeu o secretário.

Coronel Henrique ainda lembrou que protocolou um requerimento solicitando uma Audiência Pública para verificar como a ALMG pode cooperar nessas pesquisas. O deputado ainda lembrou que em países do continente africano, que tanto sofrem com as zoonoses, têm sido implementadas políticas com base na Saúde Única. “Em países da África, em que as zoonoses são constantes, os governos não contam com apenas o Ministério da Saúde, e já existem países com Ministério da Saúde Única, entendendo-se a importância de conjugar esforços para a saúde humana, animal e do meio ambiente”, detalhou o deputado.