MÉDICOS-VETERINÁRIOS DOEXÉRCITO BRASILEIROREALIZAM AÇÕES DEPREVENÇÃO ÀS ZOONOSESEM ALDEIAS INDÍGENAS

05Outubro2020

MÉDICOS-VETERINÁRIOS DOEXÉRCITO BRASILEIROREALIZAM AÇÕES DEPREVENÇÃO ÀS ZOONOSESEM ALDEIAS INDÍGENAS

A- A A+

Em uma ação integrada, os Ministérios da Defesa e da Saúde realizam a terceira e última etapa da Operação Maranhão, no contexto do combate à COVID-19, em comunidades indígenas do estado do Maranhão, entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro.

O Deputado Estadual Coronel Henrique, único médico-veterinário e militar das Forças Armadas presente na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ressalta a importância dos médicos-veterinários do Exército Brasileiro na garantia da saúde dos animais, do meio ambiente e da população. "É a farda verde-oliva a serviço da saúde do povo brasileiro, na medida em que realiza ações como essa, de prevenção às zoonoses, que são as doenças transmissíveis de animais para seres humanos", afirmou o parlamentar.

Uma equipe de saúde multidisciplinar das Forças Armadas foi mobilizada para assistir a população indígena da região sudoeste maranhense, contando, também, com dois veterinários e um enfermeiro, todos do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), com a finalidade de levar assistência aos animais domésticos das aldeias indígenas e de combater a propagação de zoonoses.

Em cinco dias de atendimento, durante esta inédita ação, foram realizados mais de 120 procedimentos em cães e gatos, entre os quais destacam-se: medicação, vacinação, vermifugação, controle parasitário, suturas e exames físicos gerais. A receptividade da população indígena das aldeias foi altamente positiva, contribuindo para fortalecer, ainda mais, a imagem do Exército Brasileiro naquela região.