PROJETO DE LEI QUE RECONHECE IMPORTÂNCIA DO CAVALO MANGALARGA MARCHADOR TEM PARECER FAVORÁVEL

28Fevereiro2024

PROJETO DE LEI QUE RECONHECE IMPORTÂNCIA DO CAVALO MANGALARGA MARCHADOR TEM PARECER FAVORÁVEL

A- A A+

Em reunião realizada nesta quarta-feira (28), a Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, opinou pela aprovação, em 1º turno, do Projeto de Lei nº 1331/2023, de autoria do Deputado Estadual Coronel Henrique.

"Temos em Minas e no Brasil, diversos exemplos de cavalos da mangalarga marchador que exercem importante trabalho auxiliando os produtores rurais na lida do dia a dia. Vale lembrar marcha é um andamento mais cômodo para o cavaleiro, por se caracterizar por um triplo apoio”, explicou o Deputado.

Coronel Henrique lembrou ainda a importância da exposição nacional do cavalo mangalarga marchador, realizada anualmente na capital mineira. Em 2023, em sua 40ª Edição, a Exposição contou com a participação de cerca de 200 mil pessoas, 500 expositores de 18 estados e mais de 1.500 animais.

Minas Gerais, especialmente a região Sul, é considerada o “berço” da raça. Conhecido pelo temperamento dócil, adestramento fácil, capacidade de percorrer longas distâncias e principalmente pela maneira como se locomove “marchando”, o cavalo Mangalarga Marchador é o representante nacional de equinos marchadores, figurando entre os mais populares do país, e reconhecido pela sua beleza, resistência e versatilidade.

O Mangalarga Marchador colabora para fomentar a cadeia produtiva da equinocultura no Brasil, com movimentação em torno de R$9,5 bilhões anuais, tendo significativo impacto na economia e no desenvolvimento de Minas Gerais, na geração de emprego e renda, por meio da venda dos cavalos, serviços de cobertura, vendas de embriões, e outros produtos como selas e acessórios de selaria e produção de feno.